Nós somos o grupo: procura a tua arte . Esperamos ajudar-te na escolha do teu futuro. Visita-nos no espaço ORIENTA-TE no pátio do secundário do INA.
02 de Fevereiro de 2010

 

  A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) acolheu, no dia 20 de Janeiro, mais de 350 jovens dos 11.º e 12.º anos do Ensino Secundário, no âmbito do VI Dia Aberto - um evento promovido pelo Gabinete de Apoio ao Estudante do Centro de Educação Médica (GAE-CEM) da FMUP, que pretende ajudar os jovens pré-universitários a realizarem as suas escolhas vocacionais.

   Com o propósito de dar aos participantes uma visão real do que é o curso de Medicina e a profissão médica, o Dia Aberto arrancou com a realização de uma Sessão de apresentação da FMUP e do Hospital São João (HSJ), na qual Nuno Montenegro (vice-presidente do Conselho Directivo da FMUP) e António Oliveira e Silva (director Clínico do HSJ) deram as boas-vindas aos alunos. Lembrando que a “FMUP é a escola que tem a maior média de entrada no curso de Medicina em Portugal”, o representante da Faculdade sublinhou que esta instituição tem “obrigação de dar o melhor de tudo aos estudantes que nela ingressam”.

   Rui Vaz, professor da FMUP e director do Serviço de Neurocirurgia do HSJ, foi o convidado especial da Sessão, partilhando com os jovens a sua perspectiva da profissão. Começando por falar da série “Anatomia de Grey” e da “personagem simpática que interpreta o neurocirurgião”, o professor universitário apresentou “retalhos da vida de um médico”, não entrando em perspectivas “cor-de-rosa”. Entre relatos de experiências de sucesso, derrotas e desafios, o professor testemunhou que “a grande vantagem da medicina é dar-nos a possibilidade de sermos úteis, de melhorar a qualidade de vida da pessoa que está à nossa frente”.

   Mas mais do que obter informações sobre a FMUP e o respectivo curso, o Dia Aberto permitiu aos participantes contactarem com a realidade da Faculdade e do Hospital São João, circulando por espaços das duas instituições. Acompanhados por estudantes de Medicina, nestas visitas-guiadas os jovens deram assistência médica ao “Sr. João” - um “boneco” que permite simular paragens cardíacas e outros problemas clínicos, viram o antes e o depois de cirurgias plásticas reais e conheceram o espólio do Museu de Anatomia da FMUP.

   Várias áreas clínicas fizeram-se representar numa Exposição Pedagógica preparada para o evento, que contou com a colaboração dos Serviços de Angiologia e Cirurgia Vascular, Cirurgia B, Endocrinologia, Microbiologia, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia, Higiene e Controlo de Infecção. Aí os jovens puderam assistir a vídeos de cirurgias e realizar testes de espirometria, glicemia e de Índice de Massa Corporal, aprender a higienizar as mãos correctamente e a utilizar instrumentos cirúrgicos, por exemplo.

   Realizado anualmente desde 2004, o Dia Aberto da FMUP é uma iniciativa de sucesso. Este ano bateu recordes, tendo acolhido alunos de 23 escolas do distrito do Porto e de Viana do Castelo.

publicado por Procura A Tua Arte às 22:45
Excelente trabalho! :D

Eu gostava de entrar em Genética e Biotecnologia que há (apenas) na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Vão fazer alguma publicação sobre esse curso/universidade?
Inês Barreiros a 6 de Fevereiro de 2010 às 13:40
Bom dia Inês Barreiros,

O curso que estás interessada realmente só existe na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro. Visitar essa universidade é algo impossível para nós. Se não quiseres frequentar essa universidade podes optar por outros cursos semelhantes. Podes encontrar o curso de Biotecnologia na Universidade do Algarve, de Aveiro, da Covilhã e de Évora.Temos mais informações sobre os cursos que estás interessada nomeadamente médias, propinas, provas de ingresso, entidades empregadoras,...

Se tiveres interessada em receber essas informações mais detalhadas é só mandares um e-mail para grupopretoap@hotmail.com e depois enviamos-te todas esses dados...

Atenciosamente,
O grupo
Boa noite. Antes de mais, queria felicitar-vos pelo vosso trabalho; está muito bem executado e, é extremamente útil e interessante para todos os alunos do secundário, uma vez que facilita a pesquisa de dados acerca dos cursos que irão frequentar no futuro.

Posto isto, solicitava, por favor, que me fornecessem todos os dados que possuem acerca das universadades de medicina em Portugal, nomeadamente, a média de acesso.

Atentamente, Mariana Afonso-
Mariana Afonso a 23 de Fevereiro de 2010 às 00:44
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
arquivos
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
links
comentários recentes
gostava de entrar em arquitetura tenho media para ...
Olá,Eu não sei se ainda vêm ao blog e respondem ás...
A FAUP É UMA TRETA
esquecam a faup esquecam arquitectura! a arquitect...
Olá TatianaBem, a nota de acesso fixada para um cu...
ola eu tenho uma dúvida... eu so posso entrar na f...
Olá a todos,Fui um dos membros organizadores dos e...
Olá a todos,Fui um dos membros organizadores dos e...
Estes " ricos filhos" têm trabalhado muito para tr...
Olá, João!Sim, 25%+25% são das notas de exame. Poi...
blogs SAPO